7 de fevereiro de 2009

And so it begins



É uma aventura esta viagem, não diremos o contrário. Mas é uma aventura ponderada. Não se acorda um belo dia a pensar que o melhor a fazer é pôr a nossa vida numa mala e ir embora. Há razões. Repetições. Becos sem saída e saídas à beira do abismo.

Há um País que gasta a nossa energia e juventude sem nada retribuir ou, pelo menos, garantir. Há um País que subestima a nossa inteligência e, às vezes, parece temê-la. Há um País que regride e ameaça arrastar-nos. Há um País, em que, lamentavelmente, perdemos a confiança e cuja falta de visão e de carácter nos colocam entre a espada e a parede.

Não se apresenta fácil a decisão de partir mas ainda mais difícil é a de ficar. Lançam-se as cartas sobre a mesa, pesam-se os prós e os contras, respira-se fundo, olhos nos olhos, e toma-se uma decisão.

Esta viagem e este blog começam aqui, contigo cumprindo os kilómetros que separam Portugal da Holanda. Levas na bagagem o pouco dos pertences e a chama resistente e renascida da esperança. Quando chegares será outro o solo e outro o povo ao teu redor mas também um outro futuro, com possibilidades que não foram negadas à partida. Eu sigo-te na peugada, num tempo que será breve, rumo a uma vida que queremos nossa e não de empréstimo.

A Taberna Holandesa será um diário de bordo. O nosso. O caderno moleskine onde apontaremos os hábitos e os costumes dos nativos e onde, no decorrer das páginas, acreditamos, tomaremos também nota da nossa evolução.

É uma aventura. Começa aqui. Carpe Diem.

3 comentários: